quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pedagogia e Didática da Natação




Por: Raulinda Regina Coelho Mascarenhas
(graduanda em Ed. Física UNEB - Campus IV)


A pedagogia é a reflexão sobre uma atividade Educativa. Uma pedagogia da natação deve elaborar um conjunto de pressupostos teóricos que vão orientar para uma dada metodologia de ensino correspondente.

Para se falar em pedagogia da natação é necessário assumir que o aprendizado da natação tenha componentes educativos, entendidos aqui como aqueles de natureza procedimental, conceitual e atitudinal presentes nos conteúdos de ensino (FERRAZ, 1996).

A prática pedagógica coloca desafios que não podem ser imaginados ou ¨simulados¨ em ambientes artificiais, de laboratório. Ela exige pesquisa de natureza pedagógica que fará uso do conhecimento acumulado nas áreas relacionadas acima, e de tantas outras, para a busca de uma intervenção que seja fundamentada cientificamente e cada vez mais eficaz.

A natação passa a ser compreendida como a adaptação do homem ao elemento água, feita através de todas as formas de movimento“junto com” (nadar em rios), “sobre” (nados diversos) e “sob” (nados submersos) a água, que produzam sustentação do corpo para o controle respiratório e a propulsão para o deslocamento. Essa adaptação deve englobar o domínio de todas as possibilidades de movimento no meio líquido, a fim de que o indivíduo possa desfrutar deste meio para seus interesses particulares, que podem estar no campo do lazer, da reabilitação, da saúde, da competição, da arte, entre outros. Essa seqüencia de movimentos para a flutuação e equilíbrio na água é sistematização do processo pedagógico de ensino para proporcionar um aprendizado de maneira organizada e que tenha por finalidade uma organização na locomoção aquática.

Nesse sentido percebemos que o professor de natação coordena a movimentação, para que haja uma adaptação ao meio liquido, possibilitando assim, uma liberdade e segurança no individuo para sua atuação aquática.

Portanto, a pedagogia faz com que o professor não seja apenas aquele que corrige os erros, mas oriente para a percepção destes, legando aos alunos a ativa tarefa de avaliar seu desempenho. O aluno passa a ser agente de seu aprendizado. Certamente, o uso destes conhecimentos é capaz de transformar a maneira de se encarar o ensino da natação.

Metodologia da natação

Em seus primórdios, a natação utilizava métodos e técnicas que delimitavam uma expressão corporal de movimentos no meio aquático.

O processo de aprendizagem da natação era desenvolvido a partir de um modelo mecanicista e detalhista, que primava mais o plano técnico do que o pedagógico, pois a aprendizagem foi iniciada e supervisionada por técnicos e era desprendida das diversidades biológicas.


A pedagogia mais utilizada, atualmente, nas aulas de natação, lança mão de recursos técnicos específicos, baseados na repetição de movimentos, separação de seqüências, enfim um instrumental que poderia ser classificado como tradicional, com o objetivo de conseguir o domínio do meio liquido, dos movimentos e da aprendizagem, o mais rápido possível. (PEREIRA,1999).

Segundo Pereira, 1999, a partir de uma nova concepção pedagógica, os profissionais da natação procuram salientar e priorizar, pelos aspectos do planejamento e ajustamento entre técnicas, a demanda a ser trabalhada e o porquê do trabalho realizado com tal demanda.

Hoje vivemos em uma pluralidade e diversidade de indivíduos e essa diversidade pode esta ligada a física e mental, no qual exigem um trabalho minucioso e cuidadoso. As demandas irão caracterizar a estrutura pedagógica para ser aplicada, ou seja, para cada grupo, uma abordagem de ações diferentes.

Outro fator importante para finalidade do trabalho é a intencionalidade do praticante com a natação, pois a natação não se limita apenas em uma prática no meio liquido e sim um meio terapêutico, um meio de reabilitação e meio preventivo para a saúde.

A metodologia da natação consiste na estruturação de ações a serem aplicadas e dentro desta estruturação encontramos elementos como: material pedagógico, divisão de níveis, ensino planejado, as avaliações, acessória técnica e os treinamentos.

O material pedagógico consiste nos instrumentos utilizados para darem suporte a pratica do nado. Como exemplo as pranchas de isopor, toucas entre outros.

A divisão de níveis é a classificação dos alunos ou praticantes da natação como a demanda de bebês, crianças, idosos, adultos e portadores de deficiências.

O ensino planejado tem como objetivo uma organização de um calendário contendo a programação da semana, possibilitando assim, uma seqüência nas atividades e avaliação do aluno.

As avaliações ocorrem durante o termino das propostas de atividades de cada mês, possibilitando assim avaliar o desempenho de cada aluno.

O Assessor técnico é quem controla a aplicação da metodologia na unidade, desde postura do professor, estratégia pedagógica, objetivos semanais de aula, entre outras funções.

Os treinamentos têm como finalidade a capacitação e formação de um aluno para que esteja adaptado ao meio aquático.

Deste modo, a natação pode ser observada sobre os diferentes pontos de vista, quando consideramos o seu principal objetivo e também o profissional que for administrar as aulas nos princípios que adéqüe as praticas de natação a sua demanda, porém, qualquer que seja o conceito da natação ele sempre estará relacionado diretamente com o meio líquido.


Exercícios da natação: os estilos de nados

Os exercícios educativos desempenham um papel muito importante na natação. A partir do processo de adaptação e aprendizagem percebemos a intensificação de cada exercício executado no meio aquático. Todos os movimentos são estimulados pelos nadadores através de um desempenho biológico que é determinado pelo biótipo do individuo.

Os diversos tipos de exercícios podem ser utilizados como elementos de correções ou como componentes de uma sessão de treinamento sob forma de carga contínua ou por meio de intervalo, visando à melhora das condições aeróbicas e anaeróbicas de cada nadador

No intuito de não deixar cansativo os treinamentos e nem metódicos, os técnicos e treinadores, diversificam as sessões de exercícios para estimular os nadadores, para que não se sintam desmotivados. Evitando repetições tornaria mais agradável o processo de intensificação da força e agilidade nos nados.

Para que se obtenha resultados seria necessária a repetição dos exercícios, mas os erros nem sempre se instalam em uma mesma modalidade ou movimento. Em muitos casos estão na respiração, propulsão, pernadas ou braçadas. Como melhorar esses erros?

As execuções dos exercícios educativos devem visar à correção de um ou mais detalhes técnicos

Entretanto, existe a possibilidade de criar utilizando alguns acessórios como pranchas, palmares, etc. algumas atividades que tragam resultados para o desempenho do principiante em natação e aqueles que já são veterenos, mas desde que haja com isto uma possibilidade de mudança para melhorar a aplicação biomecânica dos nados.

Dicas para a execução dos exercícios educativos:

Nado crawl:

01. Um braço faz a puxada e o outro permanece estendido à frente da cabeça.
02. Um braço espera o outro à frente da cabeça.
03. Um braço faz a puxada, o cotovelo respectivo é elevado no final da braçada e a recuperação é feita com este mesmo braço e a mão dentro da água, o outro braço permanece estendido á frente da cabeça.
04. Um braço para no final da braçada, exagerando o rolamento e retirando da água o ombro e também o braço, para depois iniciar a recuperação.
05. As mãos tocam ás costas no inicio da recuperação, e durante todo o movimento elas se mantêm roçando o corpo

Nado costas:
01. Nadar Costas com um braço fazendo a puxada e o outro estendido acima da cabeça.
02. Nadar Costas com um braço fazendo a puxada e o outro estendido no prolongamento do tronco.
03. Nadar Costas com um braço esperando o outro estendido acima da cabeça.
04. Nadar Costas com um braço esperando o outro no prolongamento do tronco.
05. Nadar Costas com um braço parado acima da cabeça e o outro executando somente o término da puxada.

Nado peito:
01. Nadar Peito, cruzando os braços (um por cima e outro por baixo) no inicio da braçada.
02. Nadar Peito, com pernada normal, e somente trabalho de punhos.
03. Nadar Peito, com a cabeça se mantendo na posição, e executando duas braçadas para uma respiração.
04. Nadar Peito, com a cabeça sempre fora da água.
05. Trabalho de pernas de Peito com os braços estendidos à frente da cabeça.

Nado borboleta:
01. Parado, trabalhar simultaneamente tronco, braços e pernas.
02. Bater pernas de Golfinho, com o tronco na superfície da água e segurando os tornozelos de um companheiro.
03. Bater pernas de golfinho, com nado submerso, braços no prolongamento do tronco ou à frente da cabeça.
04. Bater perna de Golfinho lateralmente, submerso ou na superfície.
05. Bater perna de Golfinho na posição de decúbito dorsal, braços ao longo do tronco ou acima da cabeça.

Os exercícios educativos tem seus objetivos e é necessário empregá-los de forma consciente, individualmente e com o nadador que necessita para sua evolução o aperfeiçoamento em sua prática.




Referências

1. LIMA, W.U. de. Ensinando natação.São Pailo, S.P.: Phorte Editora, 1999.
2. MACHADO, D.C. Metodologia da natação. São Paulo: Editora EPU, 1974.
3. FERRAZ, O.L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade, a questão da pré-escola. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, p.16-22, 1996. Suplemento 2.
4. LIMA, W.U. de. Ensinando natação.São Pailo, S.P.: Phorte Editora, 1999.
5. MACHADO, D.C. Metodologia da natação. São Paulo: Editora EPU, 1974.
6. FERRAZ, O.L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade, a questão da pré-escola. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, p.16-22, 1996. Suplemento 2.
7. CARVALHO, Cantarino de. O ensino da natação. São Paulo. Manole Ltda, 1988. Introdução à didática da Natação. Lisboa. Compendium, s/d ...
8. www.educacaofisica.unirg.edu.br/.../NATAcaO.htm -
9. CATTEAU, Raymond. O ensino da natação. São Paulo. Manole Ltda, 1988.
10. NETTO, José, B. Natação: didática moderna da Aprendizagem. Londrina, Lazer & Sport. 1998
11. MACHADO, D. C. Metodologia da Natação. São Paulo. Editora Universitária, 1978
12. CALLEJA, C. Manual de Educação Física. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária, 1979
13. Artigo sobre técnicas e exercícios da natação. Acessado em 27 de out de 2009 (http://tudosobrenatacao.blogspot.com/2009/07/exercicios-educativos.html)
14. PEREIRA, M. D. Brincando com a água: a aprendizagem da natação. In: Nista- Piccolo, Vilma Lení (Org.).Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999.

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