domingo, 17 de janeiro de 2010

Uma introdução ao tema



Por: Emille Nascimento do Ouro
graduanda em Ed. Física UNEB - Campus IV

De acordo com Risch (1978), a técnica de imersão de um homem em uma piscina termoneutra foi introduzida pela primeira vez em uma pesquisa fisiológica em 1924 por Bazett. E, segundo Rish, a imersão de um homem em uma banheira termoneutra provou ser um expediente útil para provocar uma distensão no coração e para estudar efeitos mecânicos secundários e de reflexo.
Segundo Avelline (1983), pode-se esperar que o exercício físico aquático produza reações fisiológicas diferentes daquelas ao ar livre, devido tanto ao efeito hidrostático da água nos sistemas cardiorrespiratórios, como à sua capacidade de intensificar a perda de calor comparada ao ar.
As atividades aquáticas apresentam uma tendência menor, em provocar lesões e traumatismos, em relação às atividades desenvolvidas fora da água, como conseqüência do efeito da flutuação do corpo, facilitando, dessa forma, até a participação de indivíduos incapacitados. O exercício na água fortalece a musculatura enfraquecida, desenvolvendo força e resistência, permitindo, ainda maior amplitude de movimento das articulações.

Benefícios da Natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas; até bebês, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade aeróbica, de reduzido impacto para os ossos. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Pode ser encarada como um desporto de competição, um expediente associado a algum tipo de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É ótima para vencer o sedentarismo.
A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode praticar natação, com grandes benefícios para a saúde entendida como um total bem-estar.
A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno do órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e lhes aporta maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria no processo respiratório.
As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes das artroses. Patologias como a fibromialgia têm na natação uma calma dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
Outro dos proveitos da natação diz respeito ao aumento da auto-estima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. O cariz lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.
Outro dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

Referências

BIJÓIAS, Maria. Os benefícios da natação. Disponível em: http://www.ruadireita.com/desporto/info/os-beneficios-da-natacao/ Acessado em 15 de outubro de 2009 às 15hs

CORREA, Carla Regina Fernandes, et AL. Natação da Iniciação ao treinamento. 3ª edição- Rio de Janeiro: Sprint, 2007

MASSAUD, Marcelo Garcia. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. 2ª edição- Rio de Janeiro: Sprint, 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário